Já aconteceu de você ligar para um serviço de atendimento ao cliente e ficar preso em uma longa espera, ou ter que passar por inúmeras transferências até resolver seu problema? Isso é um exemplo clássico de uma situação que causa o desvio produtivo.
Em vez de utilizar seu tempo de forma eficiente, você se vê obrigado a investi-lo em resolver um problema que, teoricamente, deveria ser solucionado de forma rápida e eficaz pela empresa.
O que fazer então?
A Teoria do Desvio Produtivo propõe que os consumidores devem ser indenizados não apenas pelos danos materiais decorrentes de um produto ou serviço defeituoso, mas também pelo tempo e esforço desperdiçados ao tentar resolver os problemas causados por esses produtos ou serviços.
Isso significa que, ao nos depararmos com situações que nos fazem desviar nossa produtividade, temos o direito de exigir uma compensação adequada.
Direito do Consumidor
- Por Ferraro Leone
- Em Destaques
- 15 de abril de 2024
A teoria do desvio produtivo parte da ideia de que o consumidor, quando submetido a situações que geram transtornos, perdas de tempo ou prejuízos, acaba desperdiçando sua produtividade ao tentar resolver esses problemas.
Compartilhe
Direito do Consumidor
Leia também
Confira outras notícias que você também poderá gostar
Direito de Família - 2
Embora exista a possibilidade de realizar o registro da união estável em cartório, essa não é uma exigência prevista em lei, logo, na maioria dos casos não há tal form...
Direito Empresarial - 3
Por trás das operações diárias de uma empresa, existe uma ferramenta muitas vezes subestimada, mas de imenso valor: a descrição de cargos.
Direito Bancário - 2
Mesmo após quitar sua dívida, é possível realizar uma análise do contrato para verificar se foram cobrados juros e taxas abusivas.
Direito de Saúde - 2
A ANS (Agência Nacional de Saúde) editou a Resolução Normativa 593/23, válida desde 01/04/2024, trazendo mudanças no processo de cancelamento de plano de saúde por fal...
Direito do Consumidor
Viajar é muito bom, mas estar atento aos seus direitos é primordial, principalmente na hora dos perrengues. No post de hoje, algumas dicas para sua viagem:
Direito Animal
Abril é um mês dedicado à conscientização sobre os maus-tratos aos animais, uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de respeitar e proteger todas as form...